28/09/13

All we need are 15 seconds of insane courage

O fim-de-semana passado começou bem cedo, 7h da matina e já estava acordada e pronta para ir passear o Balou com a Beate, a minha māe. Decidimos ir pelo campo em vez de pela estrada mas como tinha chovido imenso durante a noite acabamos enterradas em lama até aos joelhos, demos graças por eu ter decidido calçar galochas! Ao longe vimos uns balões presos numa árvore e a Beate explicou-me que muitas vezes as crianças mandavam balões com postais e assim para quem os encontrasse respondesse. Fomos buscar os balões, mas acabou por não ser o caso. Aqueles balões tinham sido enviados por uma criança sim, mas após a morte de alguém. No postal lia-se: "Nunca te esquecerei, eu sei que onde quer que vá tu vais estar junto a mim, no meu coração a dar-me força. Amo-te e vou sempre portar-me bem". Aquilo apanhou-me completamente desprevenida, e não consegui evitar soltar uma lágrima, mas também achei aquele gesto super amoroso.
Chegamos a casa e tivemos de nos arranjar num instante porque nesse dia tinhamos duas festas e ainda tinhamos de ir à cidade escolher uma roupa para a Feline. Como era Sabádo estava a haver o mercado. A praça estava recheada de diferentes cheiros: queijo fresco, salchicha, bolos, fruta, pão acabadinho de cozer, flores... Como seria de esperar acabamos por ficar a comer, eu escolhi pão de mel e canela recheado com frutos secos. Demoramos imenso tempo a encontrar alguma coisa que a Feline gostasse e quando demos por ela já eram 11h15 e tinhamos a primeira festa às 11h30. Foi literalmente chegar a casa, dois minutos para vestir qualquer coisa apresentável e sair. Chegamos mesmo a tempo do ínicio da cerimónia. Eram umas bodas de ouro e após o renovar dos votos na Igreja fomos almoçar. Chegando ao restaurante o casal fez um discurso e toda a gente começou a rir, o meu pai explicou-me que eles estavam a dizer que ia haver um homem a fazer viagens uma vez por hora para levar quem já não estivesse em condições de conduzir. Que mais posso dizer senão: isto é tão alemão! O menu foi: cerveja, cerveja, sopa de casamento (come-se em todos os casamentos, ė tipo canja mas meia picante, com almondegas, espargos, ovo e massa), cerveja, carne de veado, puré,  couve azeda e legumes. Para sobremesa bolo de cereja e cerveja.
Tivemos de sair às 16h porque tinhamos de ir para o outro casamento. Este casal tinha casado no inicio do Verão e só agora é que estava a fazer a festa. A cidade onde era linda, o sitio mais alemão onde já estive (vão perceber o que quero dizer quando virem as fotos), é também muito antiga porque não fou destruída na II Guerra Mundial. Chegamos mesmo a tempo para eu ver uma tradição dos casamentos alemães: o noivo e a noiva têm de cortar juntos um tronco de madeira enorme para provarem aos convidados que merecem estar juntos e que trabalham bem em equipa. A música que o pianista está a tocar parece-me familiar, era (preparem-se!) a "Assim você me mata" do Teló. Eles adoram essa música aqui, já ouvi imensas vezes a tocar na rádio e quando eu digo que sou portuguesa já tive imensa gente a dizer-me "Nossa nossa, assim você me mata" e depois a perguntarem-me o que significa. Por volta das 19h começou o jantar, como se eu já não tivesse comido o equivalente ao dobro do meu peso no outro casamento! Mais sopa de casamento, javali, croquetes de batata, legumes e molho. Como este casamento era mais chique também havia vinho e champagne, mas a maioria das pessoas preferia a cerveja, até eu! Até vos dizia o que foi a sobremesa mas não vos quero deixar a babar ainda mais! O casamento estava um bocado parado mas depois a banda começou a tocar e foi super giro. Toda a gente veio falar comigo a perguntar-me sobre Portugal e se estava a gostar, e lá tinha eu de os relembrar para falarem comigo em alemão em vês de inglês, o problema era quando eles se entusiasmavam e eu acabavam por falar super rápido!
Domingo acordei com o Balou a bater à minha porta porque estava com fome. Alguém tem de ensinar este cão a servir-se sozinho para ele parar de me acordar! A Beate e o John trabalhavam Domingo então eu e a Feline fomos até aos avós de bicicleta e estivemos a tratar dos cavalos. Depois de um almoço enorme e uma sesta ainda maior não estávamos com vontade nenhuma de voltar de bicicleta, especialmente visto que demora quando 1h e estava um vento desgraçado. Mas o John salvou o dia e chegou com a sua carrinha e pode levar-nos e às bicicletas. No resto da tarde não fizemos nada de especial, só estivemos a fazer umas compotas. 

Terça-feira foi um dia de primeiras. Primeiro treino de natação, primeira vez que fui sozinha de bicicleta para algum lado e primeira vez que me magoei na Alemanha (está tudo bem, só magoei o pé na bicicleta). De manhã tive aulas, vim para casa, fui de bicicleta até ao treino e depois voltei e fui ter com uns vizinhos meus e fomos dar uma volta
Quarta-feira era a primeira aula de alemão em Braunschweig, mas eu perdi o comboio, por segundos literalmente. Fiquei mesmo triste mas para me compensar o tempo tem estado muito melhor, solzinho e as temperaturas têm rondado os 13º C.
Quinta-feira foi o Festival de Outono da escola da Feline, é basicamente a versão deles de um magusto mas não à fogueira ou castanhas. Há antes lama e imensa comida. Eu quis experimentar tudo e o tiro saiu-me pela culatra. Havia um pão com um molho esquisito dentro e eu provei e odiei aquilo, mas não queria cuspir ou deitar fora porque não queria ofender ninguém então acabei de comer o pão todo. E depois é que me disseram que era banha de porco, banha de porco?! Porquê é que não me disseram isso no ínicio?!
Sexta-feira... Como não tinha o primeiro e segundo bloco só tinha de estar na escola às 9h45. Como vivo à saída da cidade os únicos autocarros directos são às 7h para ir para a escola, e à 13h30 da escola para casa. O resto do tempo os autocarros fazem um percurso diferente por isso temos de apanhar dois autocarros ou apanhar um e andar o resto do caminho. Por isso eu pedi ajuda a uma amiga minha e ela disse-me que tinha de apanhar o autocarros das 9h, sair quatro paragens depois e depois ir até ao centro de saúde (esta parte não percebi se era suposto apanhar lá outro autocarro ou se já conseguia ver o caminho para a escola de lá). Apanho então o autocarro e saio quatro paragens depois e saem também duas raparigas e eu pensa que elas são da minha escola e sigo-as. Andamos cerca de 5 minutos e chegamos a outra escola. Sim, outra escola e eu não faço ideia de onde estou, nunca estive naquela parte da cidade, raios!
Ligo aos meus pais mas eles não atendem, então ligo ao Dennis que me diz que estou super longe da escola, estou literalmente no lado oposto da cidade. Decido andar, até que algum dos meus pais me ligue ou eu encontre uma paragem de autocarro com algum autocarro que eu reconheço. Ando quase 1h30 até que começo a reconhecer o sítio onde estou por isso decido continuar. Mais 20 minutos e chego ao centro da cidade. Eu já tinha ido uma vez da escola até ao centro então sei que à um caminho mas não sei qual. Atravesso o centro todo e passo pela estação da polícia e lembro-me que eu e a Raya passamos por lá quando viemos até ao centro. Sigo por esse caminho e acabo por andar em círculos, vou parar ao raio do centro outra vez! Já estou completamente farta de tudo aquilo e decido ir à policia e pedir por ajuda. Explico-lhes que sou uma estudante de intercâmbio, que sai na paragem de autocarro errada e não consigo encontrar a minha escola. Eles foram uns porreiraços e oferecem-se para me levar. E é assim que acaba a minha aventura, numa carrinha blindada (eles a seguir iam buscar uns prisioneiros) da polícia a ir para a escola. O pior foi sair da carrinha e ter toda a gente a olhar pelas janelas das salas para mim. Pelo menos os polícias deram-me os números deles e disseram que se eu me voltasse a perder ou se tivesse algum problema que lhes ligasse.
Acabei por chegar tão tarde que só tive 45 minutos de aulas, ups. Foi mesmo engraçado quando entrei na sala porque toda a gente sabia que me tinha perdido e estavam todos muito chocados por eu ter conseguido chegar lá sozinha e ter ido com a polícia. Apesar de toda a confusão até gostei desta pequena aventura, mostrou-me que me consigo desenrascar sozinha e pelo menos agora já conheço a cidade de uma ponta à outra.  E pelos menos não entrei em pânico, até nem estava muito preocupada quando soube que estava perdida. Sabia que eventualmente, se continuasse a andar havia de reconhecer alguma coisa.
Beijos e abraços

PS- Afinal as minhas férias só começam quinta-feira, mas pelo menos duram duas semanas e meia! E eu que pensava que ia ter algum descanso nas férias, mas estava muito enganada. Não vou ter um único dia parada, depois conto-vos os meus planos todos.

Tradições

Ninguém parou de insistir comigo até eu ter pedido esta cerveja


Cores de outono

2 comentários:

  1. adoro tradições.. essa do tronco está fantástica.. e bem, tu tens andado bastante atarefada..

    ResponderEliminar
  2. tambem me aconteceu isso da banha de porco!!!! MAS A MINHA ERA SOLIDA!!!!

    ResponderEliminar