16/09/13

Life is too short to learn german

Olá tugas! Ok, eu admito, tenho sido preguiçosa a escrever no blog. Tenho andado tão cansada, tenho de acordar muito cedo e estar constantemente a tentar perceber o alemão é desgastante. Durante a semana acordo ás 5h40 para apanhar o autocarro e quando chego a casa a última coisa que tenho é paciência para escrever. Mas já passou uma semana e já me começo a habituar a esta nova rotina, prometo escrever mais vezes. Dito isto, este post vai ser gigante porque vou descrever uma semana inteira, mas seguir-se-ão posts mais curtos. Do início:

Segunda-feira
Depois de levarmos a Feline à escola e de um pequeno-almoço gigantesco fui com o meu pai conhecer a escola - Humpoldt Gymnasium Gifhorn. Por enquanto vou ficar no 10º ano mas assim que o meu alemão melhorar passo para uma mais avançada. O meu horário é:

Acho que nem preciso de dizer que algumas disciplinas são obrigatórias porque obviamente eu nunca escolheria disciplinas como Matemática e Química de livre vontade. Algumas diferenças - técnicas, depois falarei das sociais - entre a escola na Alemanha e em Portugal: só temos as disciplinas iguais para todos com a nossa turma, as outras temos com os outros alunos de outras turmas que também tenham escolhido igual; as aulas também demoram 1h30, mas aos 45 minutos à uma pausa de 5 minutos. Podem imaginar a minha surpresa quando na primeira aula dá toca e eu penso: "Poça, já acabou?" não, o pessoal saca todo das lancheiras da mochila e começa a comer. Eles estão sempre a comer nas aulas. Bons velhos tempos em que se comia bolachas às escondidas nas aulas. Por sorte tenho uma brasileira na turma e tenho algumas aulas com uma portuguesa. O pessoal foi todo muito simpático, nada do que eu estava à espera. Como não tive as últimas duas aulas nesse dia fui com umas raparigas (uma dessas raparigas, a Raya, é também minha vizinha e eu apanho o autocarro com ela) almoçar ao McDonald e assim terminou o meu primeiro dia de aulas, na engorda.

Terça-feira
Eu ia supostamente apanhar o autocarro mas a minha mãe atrasou-se e perdi-o (a minha família não é nada o estereótipo dos alemães super pontuais, depois falo sobre isso). As aulas são super complicadas, custa-me imenso estar atenta porque não percebo nada do que dizem. No final fui com a Raya às compras no centro da cidade.

Quarta-feira
Foi o meu dia preferido, porque tive Inglês e Espanhol e consegui finalmente perceber! Não tivemos teatro e ficamos na sala dos alunos a ver outra turma que estava a ter teatro e a pegar com eles (porque à um palco na sala e eles estavam lá). Eles deram-me um poema que eles tinham de ler e toda a gente achou piada à minha tentativa de ler em alemão.

Quinta-feira
Foi o meu primeiro "Lost in translation", ou seja, o meu pai disse-me uma coisa em alemão, eu pensei que tinha percebido e afinal não percebi. Nessa tarde íamos à câmara por causa que somos obrigados a avisar que eu vou viver aqui por um ano e o meu pai tinha-me perguntado se eu queria ir JANTAR fora. Mas eu confundi almoço com jantar e também não me passou pela cabeça que eles quisessem jantar fora durante a semana de trabalho. Chego eu a casa por volta das 14h (eu vou para a escola e volto de autocarro todos os dias) e fico à espera do meu pai para irmos à almoçar, o tempo passa e ninguém vem e eu a morrer de fome. Entretanto às 17h chega a minha mãe e aí percebo que era suposto jantarmos fora. Para compensar o meu apetite gigante comi um prato gigante de pasta no restaurante italiano a que fomos.
Sexta-feira não aconteceu nada que valha a pena falar.

Sábado
De manhã fiquei a tomar conta da Feline de uma amiga e de tarde fomos a um estábulo onde eu e a Feline vamos começar a andar nas férias de outono (daqui a 2 semanas). Adorei aquilo, é enorme e tem imensos cavalos e eu já estou cheia de saudades de montar. No fim fomos até um supermercado alemão, e devo dizer-vos que foi a experiência mais alemã que tive desde que aqui estou. Como é que vos hei-de explicar... Literalmente metade do supermercado eram salchichas, chocolate e cerveja! Aproveitámos para comprar os ingredientes que eu ia precisar para fazer o jantar. Sim, porque eu como bom estudante de intercâmbio que sou ofereci-me para fazer o jantar. O menu: piza calzone/burrito e para sobremesa piza de nutela e banana. Vou-vos explicar, fomos nós que fizemos a massa para o calzone e sobre imenso e eu disse na brincadeira para fazermos a piza de nutela e eles adoraram a ideia. A verdade é que estava delicioso e não sobrou nem uma migalha.

Domingo
De manhã estivemos a tratar dos cavalos e fomos almoçar a casa dos meus avós. De tarde fui com a Beate e a Feline até Braunschweig para a minha AFS Survival Camp. Foi óptimo estar outra vez com os outros estudantes de intercâmbio e pudermos trocar as nossas opiniões sobre a Alemanha e os alemães. Sendo eu de Portugal, a Eleonora de Itália e o Julian e o Miguel da América Latina acabamos por notar as mesmas diferenças entre os alemães e nós: são mais introvertidos, mais reservados, a escola é muito mais calma e comportam-me muito melhor, etc.

E assim passou a minha primeira semana. O tempo aqui continua frio mas já me começo a habituar e pelo menos temos tido uns dias mais soalheiros. Também já não ando tão cansada mas por volta das 21h já estou a morrer de sono. Ando também indecisa a que clube me juntar, já sei que quero fazer equitação e natação, para além disso ando indecisa entre andebol, karaté ou ginástica. Quaisquer sugestões são bem-vindas!


Tive de tirar uma foto quando vi o sol, só para confirmar que não tinha sido um sonho





8 comentários:

  1. Linda,

    Escolhe karaté, sempre pode dar jeito no futuro.

    Bjs,

    Padrinho

    ResponderEliminar
  2. tens tido uma semana muito ocupada :)

    ResponderEliminar
  3. r: é da maneira que dormes melhor :) sempre aqui*

    ResponderEliminar
  4. Prepara-te, vêm por aí dias bem complicados.. então com o início dos exames.. Tens de organizar bem o tempo! *

    Adoro o requinte que tens na organização do Blog! Segui! :)

    xoxo.

    ResponderEliminar
  5. eu ia para a ginástica :P bem, deve ser difícil estares num país onde não percebes nada, não era eu, de certeza, mas pelo que vejo estás a safar-te, e tens montes de oportunidades que não terias cá :D espero que estejas a gostar! ^^ já agora, que quer fizer o titulo ? x) só sei que no final diz "Alemanha" ou "Alemão" néh?

    ResponderEliminar
  6. Percebo que seja bem complicado.. mas olha: Tens de me ensinar Alemão! :) **

    xoxo, querida! *

    ResponderEliminar
  7. Descobri o teu blogue agora e vou acompanhar-te! :) Boa sorte para esta fase e vais ver que mais rapidamente do que pensas vais conseguir perceber tudo o que os professores dizem ;)

    ResponderEliminar
  8. Vais ver que não tarda já falas alemão 'com uma perna às costas'. Ele às vezes é chatinho, dá-nos muito trabalho para o conseguirmos entender, mas vais ver que com o tempo acabarás por perceber sem qualquer problema. Sei bem o quão complicado é estar num País onde tudo é diferente daquilo a que estamos habituados. A língua é, sem qualquer dúvida, a maior complicação. Mas com o tempo tudo se arranja :) Boa sorte* E se alguma vez precisares de ajuda com o alemão, estás à vontade :)

    ResponderEliminar