Feliz Natal, Merry Christmas, Feliz Navidad, Buon Natale, Joyeux Noël, Frohe Weihnachten!
Não interessa a língua em que seja dito o sentimento é o mesmo. É Natal, endlich (finalmente)! E animem-se, milagre de natal, eu voltei a escrever no meu blog após uma ausência de quase 3 meses!
É impossível escrever tudo que passou durante este tempo mas tentarei contar as coisas mais importantes. Por onde começar... É o meu castigo por não ter dito nada! Vou fazer uma lista (how german of me!)
- Uma brasileira veio viver para a minha cidade e para a minha escola, ela é a culpada por qualquer brasileirismo neste texto. É bom ter um AFSer assim perto de mim, já o meu alemão não está tão contente mas tenho tentado reduzir falar português com ela
- Fui a Dortmund com a minha família onde tive a oportunidade de me encontrar com a Laura Lisboa, a outra portuguesa na Alemanha, o que resultou com nós presas no centro comercial porque não encontrávamos a cidade, nada de gozar a culpa não é nossa que o raio do centro comercial tenha uma forma esquisita!
- Tive o meu LOC (Late Orientation Camp) com os AFSers dos comités mais perto de mim. Foi óptimo, eu andava à espera disso desde que cheguei a Alemanha porque não há nada melhor que passar um fim-de-semana com outros AFSers e puder estar com pessoas que sentem o mesmo que nós, foi bom fazer uma pausa a falar alemão e gozar um bocado com as maneiras dos alemães. De tudo o que fizemos no campo a minha atividade favorita foi com nos dividiram em grupos (eu fiquei com a Emily dos USA e a Juliana do Uruguai), nos deixaram na cidade e nos deram um lista com tarefas que tínhamos de fazer. Tarefas como: encontrar alguém com um casaco vermelho e tirar uma foto com essa pessoa; trocar uma maça por algo melhor (nós conseguimos um cachecol), pedir a alguém para nos cozer um ovo (imaginem as figuras que fizemos a pedir isso às pessoas na rua), arranjar duas que tirassem uma foto connosco a saltar, tirar uma foto com pássaros (coitada da pobre mulher que teve de nos seguir de um lado para o outro porque o raio das pombas não paravam quietas), entre outras. Gostava de conseguir explicar o quanto esse campo foi explicar mas não tenho palavras para isso.
- Fui com a Nola (USA), Eleonora (Itália), Miguel (Costa Rica) e Thita (Tailândia) ao Freimarkt em Bremen (é basicamente uma versão mais antiga do Oktoberfest), e sim, corresponde exatamente ao estereótipo! Começamos por andar nas diversões e depois tivemos a brilhante ideia de comer curry wurst (salsicha com molho picante) e andar na montanha russa sendo que acabamos todos enjoados. A solução: uma cerveja fresquinha. Ainda nem 15h eram e já estava a tenda cheia de gente a beber, a dançar e a ouvir música pimba alemã. Estávamos eu, o Miguel e a Thita a apreciar isto quando aparecem dois rapazes (um pouco "alegres" se forem fãs de eufemismos) e nos puxam para dançar! Ao final da tarde fomos até Hannover onde nos encontramos com o Julian, a Camila e o Nico (Colombianos) onde acabamos sentados no centro da cidade, com bebidas, colunas e um monte de alemães à nossa volta a fazer a festa! Para acabar o dia assim perfeitamente adivinhem quem perdeu o comboio! Aliás, foi pior do que perder. Eu apanhei o comboio errado e acabei no meio de nenhures sem bateria no telemóvel à meia noite. Sorte a minha eu lembrei-me do número de casa mas ao ligar ninguém atendeu. Acabei por decidir apanhar um comboio para Hannover e lá apanharia um para Gifhorn, sendo que teria que andar como 2h para casa no escuro. Lá estava eu no comboio a maldizer a minha sorte quando o homem que me tinha emprestado o telemóvel aparece a correr a dizer: "Estão-te a ligar!". Não dá para explicar o meu alivio. Gostava de dizer que esse foi o último comboio errado que apanhei ou o último que perdi mas estaria a mentir com os meus dentes todos. Eu tenho um azar do caraças e sou uma distraída, nem na Alemanha me livro dessa reputação!
- Foi com o Julian ao campo de concentração de Bergen-Belsen, onde a Anne Frank morreu. Não à muito a dizer sobre isto, estar num lugar assim, onde tantas pessoas morreram, onde tanto mal foi feito é esmagador...
- Entretanto as minhas férias de Outono acabaram e as coisas acalmaram um pouco, entrei numa rotina, habituei-me à escola, habituei-me à Alemanha, perdi muitos comboios e autocarros.
- Tive outro campo da AFS e se o anterior foi bom, este foi 200 vezes melhores, porque se juntaram a nós os AFSers que estão cá desde Fevereiro e que vão embora em Janeiro. Éramos mais gente, mais voluntários, mais animação. Visto que grande parte dos AFSers nesse campo eram latinos e eu fui nomeada "latina honorária" as noites foram passadas a aprender danças latinas e a ouvir música. Acreditem, nunca iram ver algo mais engraçado que norte-americanos a tentar balançar as ancas, não está no ADN deles! Escreveria mais sobre esse campo mas infelizmente os meus pais também lêem este blog (Olá mãe!) por isso à coisas que ficarão simplesmente no meu diário.
- Em Dezembro começaram os Weihnachtsmärkten (Mercados de Natal) e são definitivamente das minhas coisas favoritas na Alemanha. Tudo repleto de barraquinhas, cheiro a fritos, carne, pão, chocolate, vinho quente e tudo coberto de luzes. Já visitei mais de 7 e não me canso.
- 1 de Dezembro, Nikolaustag - Dia de S.Nicolau - acordei para encontrar à porta do meu quarto montes de chocolates, melhor tradição de sempre! E para melhorar as coisas ainda mais... Nevou! Tinha sido anunciado que iria haver uma tempestade, algumas escolas até fecharam, não a minha infelizmente! Nevou um bocadinho durante a noite, mas coisa pouca. Estava eu a "fazer o teste de politica" que basicamente consistiu no professor a dar-me um jornal para as mãos e dizer "lê, tenta perceber e no fim tens de me fazer um resumo do que diz" e de repente começa a nevar imenso. Eu estava fascinada a olhar para a janela, enquanto toda a gente se queixava. Presumo que deve ser o mesmo como quando no verão estamos nós todos a queixar-nos do calor e estão os turistas felizes da vida.
- Este não entra na ordem cronológica mas queria falar um bocado da versão alemã de uma saída à noite. Eles são grandes fãs de house parties, basicamente só um grupo pequeno, música, beber, jogos e conversar. Mas não se deixam enganar, these germans know how to throw a hell of a party! Nas discotecas é basicamente o mesmo, excepto que a festa começa e termina mais cedo, a dança é ligeiramente diferente. Até aqui tudo bem mas qual a minha surpresa quando estou na discoteca e começa a passar música brasileira.. Tive vontade de me matar por 5 segundos mas depois lá me passou, e até fiquei nostálgica.
Bem, à muitas coisas que me estou provavelmente a esquecer, mas olhem, pelo menos voltei!
Vão buscar os lencinhos que eu estou prestes a ser lamechas, mas vá, tem de ser, é Natal! Nem acredito que já aqui estou à 3 meses e meio, claro que tenho imensas saudades de Portugal mas lentamente começo a sentir este lugar parte de mim, começo a habituar-me aos costumes, às pessoas, aos lugares! Tenho mil e uma razões para amar este país e um dia talvez as escreva, ainda me faltam 6 meses e já estou triste por saber que tenho de ir embora. É cansativo aprender a língua, é difícil estar longe de tudo, precisar de um abraço e de desabafar e ter um ecrã de computador à frente, mas tudo isso vale a pena. Todas as diferenças não fazem um país melhor ou pior, fazem dele único, são essas diferenças que me fazem apaixonar pela Alemanha a cada dia mas também amar mais Portugal.
PS- Vamos todos agradecer pelo auto-correct, este texto estava cheio de linhas vermelhas antes de o corrigir. Cada vez se torna mais difícil falar e escrever, mas pelo menos sei que o meu alemão está melhorar. Continua a ser impossível compreender as aulas mas já consigo ter conversas inteiras em alemão, expressar-me, já não tenho vergonha de falar.
PPS- Eu estava à espera de um Natal branco mas não foi desta, acreditam que está mais calor aqui que em Portugal (pelo menos do que em Braga, na minha cidade)?
|
Vantagens de viver no campo |
|
LOC |
|
Costa Rica, Portugal, República Checa e Colombia |
|
Uma das tarefas: tirar uma foto com alguém com uma bicicleta |
|
Vista de Bremen da roda gigante |
|
Vista do Freimarkt |
|
Bergen-Belsen |
|
Halbzeit Camp: Turquia, Portugal, EUA (x2) |
|
"A Alemanha é..." |
|
A rotina de Domingo de manhã |
|
Mercado de Natal |
e qual é a sensação de ler o teu blog, ver as fotos e reconhecer uma pessoa que não sejas tu! o Daniel!! Agora sim sei quem ele é!
ResponderEliminarEstou muito contente que estejas a adorar, e escreves de uma forma mesmo interessante! Continua a dar notícias (espero que desta vez mais regularmente)! Adoro-te e tenho saudades tuas!!!
Ahahahah imagino deve ter sido esquisito, agora imagina quao mais esquisito seria se eu nao tivesse lido o teu blog e tivesse visto que tu o conhecias! Sim ,desta vez será mais regularmente, eu nunca tinha vontade de escrever porque de cada vez que começava lembrava-me de tudo o que ja tinha para trás (um pouco como tu agora para estudar 3 meses de aulas)! Espero que tenhas tido um bom natal, também tenho imensas saudades tuas <3
Eliminarestás tão linda princesa! tenho imensas saudades mas é bom saber que estás bem! Espero que o tenhas tido um bom natal, fica bem <3
ResponderEliminarOhh tão querida! O meu natal foi bom mas fiquei doente, foi uma chatice mas olha não importa porque aproveitei ao maximo na mesma :) também estou cheia de saudades tuas, até da pizarro!! Tem umas boas férias e um prospero ano novo!
Eliminar