25/12/13

I'm back - Um milagre de Natal

Feliz Natal, Merry Christmas, Feliz Navidad, Buon Natale, Joyeux Noël, Frohe Weihnachten!
Não interessa a língua em que seja dito o sentimento é o mesmo. É Natal, endlich (finalmente)! E animem-se, milagre de natal, eu voltei a escrever no meu  blog após uma ausência de quase 3 meses!
É impossível escrever tudo que passou durante este tempo mas tentarei contar as coisas mais importantes.  Por onde começar... É o meu castigo por não ter dito nada! Vou fazer uma lista (how german of me!)

  1. Uma brasileira veio viver para a minha cidade e para a minha escola, ela é a culpada por qualquer brasileirismo neste texto. É bom ter um AFSer assim perto de mim, já o meu alemão não está tão contente mas tenho tentado reduzir falar português com ela
  2. Fui a Dortmund com a minha família onde tive a oportunidade de me encontrar com a Laura Lisboa, a outra portuguesa na Alemanha, o que resultou com nós presas no centro comercial porque não encontrávamos a cidade, nada de gozar a culpa não é nossa que o raio do centro comercial tenha uma forma esquisita!
  3. Tive o meu LOC (Late Orientation Camp) com os AFSers dos comités mais perto de mim. Foi óptimo, eu andava à espera disso desde que cheguei a Alemanha porque não há nada melhor que passar um fim-de-semana com outros AFSers e puder estar com pessoas que sentem o mesmo que nós, foi bom fazer uma pausa a falar alemão e gozar um bocado com as maneiras dos alemães. De tudo o que fizemos no campo a minha atividade favorita foi com nos dividiram em grupos (eu fiquei com a Emily dos USA e a Juliana do Uruguai), nos deixaram na cidade e nos deram um lista com tarefas que tínhamos de fazer. Tarefas como: encontrar alguém com um casaco vermelho e tirar uma foto com essa pessoa; trocar uma maça por algo melhor (nós conseguimos um cachecol), pedir a alguém para nos cozer um ovo (imaginem as figuras que fizemos a pedir isso às pessoas na rua), arranjar duas que tirassem uma foto connosco a saltar, tirar uma foto com pássaros (coitada da pobre mulher que teve de nos seguir de um lado para o outro porque o raio das pombas não paravam quietas), entre outras. Gostava de conseguir explicar o quanto esse campo foi explicar mas não tenho palavras para isso.
  4. Fui com a Nola (USA), Eleonora (Itália), Miguel (Costa Rica) e Thita (Tailândia) ao Freimarkt em Bremen (é basicamente uma versão mais antiga do Oktoberfest), e sim, corresponde exatamente ao estereótipo! Começamos por andar nas diversões e depois tivemos a brilhante ideia de comer curry wurst (salsicha com molho picante) e andar na montanha russa sendo que acabamos todos enjoados. A solução: uma cerveja fresquinha. Ainda nem 15h eram e já estava a tenda cheia de gente a beber, a dançar e a ouvir música pimba alemã. Estávamos eu, o Miguel e a Thita a apreciar isto quando aparecem dois rapazes (um pouco "alegres" se forem fãs de eufemismos) e nos puxam para dançar! Ao final da tarde fomos até Hannover onde nos encontramos com o Julian, a Camila e o Nico (Colombianos) onde acabamos sentados no centro da cidade, com bebidas, colunas e um monte de alemães à nossa volta a fazer a festa! Para acabar o dia assim perfeitamente adivinhem quem perdeu o comboio! Aliás, foi pior do que perder. Eu apanhei o comboio errado e acabei no meio de nenhures sem bateria no telemóvel à meia noite. Sorte a minha eu lembrei-me do número de casa mas ao ligar ninguém atendeu. Acabei por decidir apanhar um comboio para Hannover e lá apanharia um para Gifhorn, sendo que teria que andar como 2h para casa no escuro. Lá estava eu no comboio a maldizer a minha sorte quando o homem que me tinha emprestado o telemóvel aparece a correr a dizer: "Estão-te a ligar!". Não dá para explicar o meu alivio. Gostava de dizer que esse foi o último comboio errado que apanhei ou o último que perdi mas estaria a mentir com os meus dentes todos. Eu tenho um azar do caraças e sou uma distraída, nem na Alemanha me livro dessa reputação!
  5. Foi com o Julian ao campo de concentração de Bergen-Belsen, onde a Anne Frank morreu. Não à muito a dizer sobre isto, estar num lugar assim, onde tantas pessoas morreram, onde tanto mal foi feito é esmagador... 
  6. Entretanto as minhas férias de Outono acabaram e as coisas acalmaram um pouco, entrei numa rotina, habituei-me à escola, habituei-me à Alemanha, perdi muitos comboios e autocarros. 
  7. Tive outro campo da AFS e se o anterior foi bom, este foi 200 vezes melhores, porque se juntaram a nós os AFSers que estão cá desde Fevereiro e que vão embora em Janeiro. Éramos mais gente, mais voluntários, mais animação. Visto que grande parte dos AFSers nesse campo eram latinos e eu fui nomeada "latina honorária" as noites foram passadas a aprender danças latinas e a ouvir música. Acreditem, nunca iram ver algo mais engraçado que norte-americanos a tentar balançar as ancas, não está no ADN deles! Escreveria mais sobre esse campo mas infelizmente  os meus pais também lêem este blog (Olá mãe!) por isso à coisas que ficarão simplesmente no meu diário.
  8. Em Dezembro começaram os Weihnachtsmärkten (Mercados de Natal) e são definitivamente das minhas coisas favoritas na Alemanha.  Tudo repleto de barraquinhas, cheiro a fritos, carne, pão, chocolate, vinho quente e tudo coberto de luzes. Já visitei mais de 7 e não me canso.
  9. 1 de Dezembro, Nikolaustag - Dia de S.Nicolau - acordei para encontrar à porta do meu quarto montes de chocolates, melhor tradição de sempre! E para melhorar as coisas ainda mais... Nevou! Tinha sido anunciado que iria haver uma tempestade, algumas escolas até fecharam, não a minha infelizmente! Nevou um bocadinho durante a noite, mas coisa pouca. Estava eu a "fazer o teste de politica" que basicamente consistiu no professor a dar-me um jornal para as mãos e dizer "lê, tenta perceber e no fim tens de me fazer um resumo do que diz" e de repente começa a nevar imenso. Eu estava fascinada a olhar para a janela, enquanto toda a gente se queixava. Presumo que deve ser o mesmo como quando no verão estamos nós todos a queixar-nos do calor e estão os turistas felizes da vida.
  10. Este não entra na ordem cronológica mas queria falar um bocado da versão alemã de uma saída à noite. Eles são grandes fãs de house parties, basicamente só um grupo pequeno, música, beber, jogos e conversar. Mas não se deixam enganar, these germans know how to throw a hell of a party! Nas discotecas é basicamente o mesmo, excepto que a festa começa e termina mais cedo, a dança é ligeiramente diferente. Até aqui tudo bem mas qual a minha surpresa quando estou na discoteca e começa a passar música brasileira.. Tive vontade de me matar por 5 segundos mas depois lá me passou, e até fiquei nostálgica.
Bem, à muitas coisas que me estou provavelmente a esquecer, mas olhem, pelo menos voltei! 
Vão buscar os lencinhos que eu estou prestes a ser lamechas, mas vá, tem de ser, é Natal! Nem acredito que já aqui estou à 3 meses e meio, claro que tenho imensas saudades de Portugal mas lentamente começo a sentir este lugar parte de mim, começo a habituar-me aos costumes, às pessoas, aos lugares! Tenho mil e uma razões para amar este país e um dia talvez as escreva, ainda me faltam 6 meses e já estou triste por saber que tenho de ir embora. É cansativo aprender a língua, é difícil estar longe de tudo, precisar de um abraço e de desabafar e ter um ecrã de computador à frente, mas tudo isso vale a pena. Todas as diferenças não fazem um país melhor ou pior, fazem dele único, são essas diferenças que me fazem apaixonar pela Alemanha a cada dia mas também amar mais Portugal.

PS- Vamos todos agradecer pelo auto-correct, este texto estava cheio de linhas vermelhas antes de o corrigir. Cada vez se torna mais difícil falar e escrever, mas pelo menos sei que o meu alemão está melhorar. Continua a ser impossível compreender as aulas mas já consigo ter conversas inteiras em alemão, expressar-me, já não tenho vergonha de falar. 
PPS- Eu estava à espera de um Natal branco mas não foi desta, acreditam que está mais calor aqui que em Portugal (pelo menos do que em Braga, na minha cidade)?  

Vantagens de viver no campo
LOC
Costa Rica, Portugal, República Checa e Colombia
Uma das tarefas: tirar uma foto com alguém com uma bicicleta

Vista de Bremen da roda gigante
Vista do Freimarkt 
Bergen-Belsen

Halbzeit Camp: Turquia, Portugal, EUA (x2) 
"A Alemanha é..."
A rotina de Domingo de manhã

Mercado de Natal

4 comentários:

  1. e qual é a sensação de ler o teu blog, ver as fotos e reconhecer uma pessoa que não sejas tu! o Daniel!! Agora sim sei quem ele é!

    Estou muito contente que estejas a adorar, e escreves de uma forma mesmo interessante! Continua a dar notícias (espero que desta vez mais regularmente)! Adoro-te e tenho saudades tuas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah imagino deve ter sido esquisito, agora imagina quao mais esquisito seria se eu nao tivesse lido o teu blog e tivesse visto que tu o conhecias! Sim ,desta vez será mais regularmente, eu nunca tinha vontade de escrever porque de cada vez que começava lembrava-me de tudo o que ja tinha para trás (um pouco como tu agora para estudar 3 meses de aulas)! Espero que tenhas tido um bom natal, também tenho imensas saudades tuas <3

      Eliminar
  2. estás tão linda princesa! tenho imensas saudades mas é bom saber que estás bem! Espero que o tenhas tido um bom natal, fica bem <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohh tão querida! O meu natal foi bom mas fiquei doente, foi uma chatice mas olha não importa porque aproveitei ao maximo na mesma :) também estou cheia de saudades tuas, até da pizarro!! Tem umas boas férias e um prospero ano novo!

      Eliminar